Lembrança do Poeta Torquato Neto













Resultado de imagem para torquato neto
Torquato Pereira de Araújo Neto foi um poeta brasileiro, jornalista, letrista de música popular, experimentador ligado à contracultura. 
Nascimento: 9 de novembro de 1944, Teresina, Piauí
Falecimento: 10 de novembro de 1972, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Cônjuge: Ana Maria Silva de Araújo Duarte (de 1967 a 1972)
Data de morte: 10 de novembro de 1972 (28 anos); Rio de Janeiro, Guanabara
Livros: Torquatália: Geléia geral, Torquatália: Do lado de dentro, Ar Tor quato: dramaturgia
Filho: Thiago de Araújo Nunes. 
 
Torquato atuava como um agente cultural e polemista defensor das manifestações artísticas de vanguarda, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta, circulando no meio cultural efervescente da época, ao lado de amigos como os poetas Décio Pignatari, Augusto e Haroldo de Campos, o cineasta Ivan Cardoso e o artista plástico Hélio Oiticica.
 
No final da década de 1960, com o AI-5 e o exílio dos amigos e parceiros Gil e Caetano, viajou pela Europa e Estados Unidos com a mulher, Ana Maria Silva de Araújo Duarte, e morou em Londres por um breve período. De volta ao Brasil, no início dos anos 1970, Torquato começou a se isolar, sentindo-se alienado pelo Regime militar. Passou por uma série de internações para tratar do alcoolismo e rompeu diversas amizades. 
 
Torquato se matou um dia depois de seu 28º aniversário, em 1972. Depois de voltar de uma festa, trancou-se no banheiro e abriu o gás e isso levou muita gente pensar que Torquato foi morto pelo regime militar. Sua mulher dormia em outro aposento da casa. O escritor foi encontrado na manhã seguinte pela empregada da família (Maria das Graças, que mais tarde adotou o nome de Gal, sugerido pela própria Gal Costa, sua homônima [frequentadora assídua da casa de Torquato]). Fonte: Wikipédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abertura das Olimpíadas 2016